Olá!
De nome novo e metas definidas o Blog "Idéias de Engenheiro" começa a funcionar de vez!
Sei que prometi não trazer conteúdos massificastes, mas peço que de uma pequena atenção a esse texto que escrevi, quando meditava ( foi pedido na facu) sobre o destino que nós seres humanos traçamos para o futuro.
Acabou que gostei muito do texto e resolvi compartilhar aqui com vocês.
Desde o início das civilizações, o homem sempre buscou novas opções para realizar suas tarefas de forma mais prática e eficiente. As antigas civilizações são exemplos dessa busca na qual desenvolveram-se tecnologias que facilitassem a realização de suas tarefas, entre elas, o desenvolvimento da matemática, astronomia, construções, métodos de revezamento de terras para plantio a utilização da tração animal em plantações, como meio de transporte bem como outras atividades que exigiam esforço.
Até meados do século XVIII o ser humano vivia em plena harmonia com a natureza e o meio-ambiente, em geral, retirando dele o necessário para sua sobrevivência, pergunta-se então, o que ocorreu a partir deste século para que essa harmonia terminasse? A resposta pode ser encontrada facilmente em todas as partes. Carros, celulares, computadores, aparelhos domésticos entre tantos outros que são resultado de um processo de transformação tecnológica iniciado naquela época e que foi evoluindo até os dias atuais. Acompanhando essa evolução percebe-se também o crescimento do que até então não era questionado, como os índices de poluição, a emissão de gases tóxicos, a temperatura do planeta, o número de doenças respiratórias etc.
Sem perceber, ou sem se preocupar, a humanidade extraiu, degradou, destruiu significantemente o planeta. O avanço intenso da tecnologia permitiu que potências emergissem a esse custo, e somente agora começam a reconhecer as conseqüências dos seus atos. A natureza parece se voltar contra o homem, mas não é tarde para se redimir. A ciência procura agora trabalhar, não explorando discriminadamente a natureza, mas em parceria com ela, desenvolvendo novas tecnologias que possibilitem uma evolução responsável e ecologicamente correta. Tem sido incansável a procura por outros métodos e opções de subsistência, sem que assim seja necessária a exploração de bens naturais.
Novas Opções de geração de energia, Combustíveis ecológicos e outras áreas inovações tecnológicas, ainda enfrentam barreiras pelos poderosos da sociedade capitalista, apesar de ainda serem curtos os passos em busca de recuperação para o planeta que tanto pede por isso, mas ainda há esperança que o homem demonstre seu arrependimento e conseqüentemente consiga prolongar sua permanência nesse Organismo vivo chamado terra.
Édipo Lacerda
Est. de Engenharia
[...]trazer conteúdos MASSIFICASTES, mas peço[...]
ResponderExcluirE o post ta meio chatin leke =X
Esse daki mesmo...
Obs: nao ganho selo ceariba de qualidade pq eu ainda irei selecionar um top 10 dos blogs mais legais e menos conhecidos (senão no top 10 só vai ter blogs com mta visita e eles todos sabem q existe...)
esse não é um Blog só de Humor!
ResponderExcluirobrigado pela visita =D