COP15 OU COPENHAGEN 2009
Depois do fracasso da reunião de Kyoto em 1997, onde estiveram presentes cerca de 10.000 participantes incluindo imprensa, representante de nações e observadores, participantes esses que presenciaram a aprovação do protocolo de Kyoto que determinava novas diretrizes para a redução no desmatamento e na emissão de gases que provocam o efeito estufa, mas que infelizmente não saiu do papel. E sem querer mencionar também sobre a ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Uma nova esperança surgia com a promessa de uma mudança na postura dos governos internacionais a COP 15 ou Copenhagen 2009.
Diante de inúmeras ameaças ao nosso planeta (aquecimento global, aumento do efeito estufa, aumento no nível do mar) e de soluções até agora pouco incentivadas (novas fontes de energia, praticas sustentáveis de manejo florestal, formas eficientes e sustentáveis de agricultura) a reunião de Copenhague, capital da Dinamarca, atraiu recentemente os olhares de todo o planeta e do próprio planeta sobre rumos que seriam traçados a fim de tentar corrigir erros e enganos do passado.
A alguns dias um de meus professores explicava o porque da frase “Há algo de podre no Reino da Dinamarca” enquanto resolvíamos algumas divertidas integrais, segundo ele,essa frase foi dita por Hamlet, personagem de Shakespeare,Hamlet tem a missão de se vingar de seu tio Claudio que alem de matar seu pai e usurpar o trono do reino da Dinamarca ainda se casará com sua mãe. Várias são as cenas, na que é uma das mais famosas peças de Shakespeare, que tratam de traição, vingança e desejo de poder. Por isso a expressão; tem algo podre, significa as TRAIÇOES e assassinatos que ocorrem na Dinamarca, na concepção de Shakespeare.
Mas já que estamos falando de Dinamarca, porque também não falar também em traição? Afinal o planeta foi traído pela ganância e pela ignorância dos governantes que não quiseram dar o braço a torcer e preferem viver menos e lucrar mais sem se preocupar com seus filhos, netos e gerações que virão e que encontrarão um planeta com ar, vegetação, água bem diferentes e escassas do que hoje, ontem e há 30 anos.
Porém parece que não só aqui no Brasil, como também no mundo todo, tudo que tem haver com política sempre acaba em pizza, e foi exatamente o que aconteceu. Depois de um dos piores governos já visto, sem falar nos descasos com o meio Ambiente do presidente Bush garoto propaganda das grandes e carismáticas; SHELL, TEXACO, General Motors. Obama, o queridinho da América e o que muitos pensavam ser o papai Noel de Copenhague, foi o que deu o ultima facada que fará o mundo agonizar por mais alguns anos sem um curativo que retarde o seu fim ao não ceder a nenhuma das propostas da conferência. E o Presidente Lula que de forma a surpreender-me (confesso, não gosto dele) arrancou centenas de aplausos ao dar o puxão de Orelha que muitos precisavam e até mesmo fazendo a ficha de governantes de pais Mega desenvolvidos cair, chegou comprometer-se, caso seja necessário, a tirar do bolso do Brasil, que já não tem nada mesmo, algum capital para ajudar os países mais pobres a diminuírem as emissões de gases. Pra quem achava que nesse Natal o Papai Noel seria diferente, um afro-descendente simpático, teve que se contentar com, quem diria, um barbudo que só faltou um dedinho pra ficar igual o Bom velhinho.
Édipo Lacerda
Estd. de Engenharia
Nenhum comentário:
Postar um comentário