Sei que sou apenas um mero estudante de Engenharia, nem é a civil, mas como bom defensor dessa ciência magnífica que é a Engenharia fico as vezes me questionando, porque estes Grandes profissionais não tem o mesmo reconhecimento que os da arquitetura? Pode parece inveja ou ciúmes, mas em duas perguntas você leitor desse blog vai entender em que idéia quero chegar. Primeira pergunta: Você sabe o nome do engenheiro responsável pelos projetos do Palácio do Alvorada, do Palácio do Planalto, do congresso Nacional, da Catedral Metropolitana de Brasília destas grandes obras que dão a beleza futurista a nossa capital e que fazem tanto sucesso aqui no Brasil e também em todo o mundo? Pois é, eu também não sabia...
Segunda Pergunta: você sabe o nome do Arquiteto responsável por essas mesmas obras? Aposto que o nome do quase bicentenário Oscar Niemeyer surgiu quase que instantaneamente na sua cabeça! Reconhecido internacionalmente como um dos maiores arquitetos do planeta, Oscar Niemeyer o homem que permeia os séculos ditando a arquitetura moderna no Brasil seria corretamente a resposta pensada por muitos. Mais e a resposta da Primeira pergunta você já sabe? Provavelmente você nunca ouviu falar nesse nome (não estou subestimando você). Poeta, contista, desenhista, engenheiro civil, professor universitário essas eram as ocupações de Joaquim Maria Moreira Cardozo, No site Wikipédia você lerá : Joaquim Cardozo começou a estudar engenharia em 1915, após abandonar o curso secundário no Ginásio Pernambucano. Formou-se quinze anos depois, por causa da morte do pai e das dificuldades econômicas que o levaram a trabalhar como topógrafo. Nesse período também prestou serviço militar. Posso ainda Acrescentar que Joaquim Cardozo foi o homem que deixou um legado inestimável a Engenharia ao ser o responsável por tornar viável todos os devaneios estéticos projetos Arquitetônicos do arquiteto celebridade Oscar Niemeyer.
Entenda melhor sobre o que estou falando:
Oscar Niemyer:
Joaquim Cardozo:
Este post não tem a mínima intenção de diminuir o mérito dos decoradores arquitetos (mesmo que o arquiteto sempre precise de um Engenheiro e o Engenheiro nem sempre precise de um Arquiteto), profissionais que contribuem de forma significativa para o avanço da civilização, mas sim refletir se o profissional da Engenharia tem o reconhecimento que de direito é tanto merecido. Afinal, alguém acha que o Niemeyer se preucupou se era possível ou viavel a construção de marcos tão complexos para a época que até hoje são desáfios para a compreenção de muitos profissionais?
Édipo Lacerda
Estd. de Engenharia
Mais sobre Joaquim cardozo: http://www.joaquimcardozo.com/
Imagens Fonte: wikipedia
édipo, se Niemeyer fosse quase bicentenário, ele teria quase 200 anos...
ResponderExcluirele só tem 102 porra
para de querer dar uma de intelectual em portugues carai! nosso ramo é exatas ^^
kkkkk
maneiro o post cara, blog ta fera!
Obs: tu reclamava q meus posts eram grandes e ta fazendo exatamente a mesma coisa...
kanalhaaa
Bom pelo que parece ele tem que dar uma de intelectual em portugues, já que ele errou em uma subtração simples, nunca ia poder dar uma de intelectual em exatas!!
ResponderExcluirhaha cara bicentenário era uma piada... ¬¬
ResponderExcluirmesmo assim valeu pelos elogios (se foram elogios neh?) haha
Pode ser mais difícil criar, do que tornar tangível.
ResponderExcluirEssa eterna rivalidade entre arquitetos e engenheiros não passa de uma idiotice. Sendo que um depende do outro. Não sairia do papel os projetos de Niemeyer se não eistisse um engenheiro para calcular imensos vãos livres que desafiam as leis da física. Mais por outro lado esses engenheiros seriam ainda menos reconhecidos se não existisse pessoas criativas ! Enfim, um depende do outro, e cada um na sua área.
ResponderExcluir