Em quanto 2012 não chega aproveite o tempo que resta! =D
O blog "Ideias de Engenheiro" deseja a todos um Natal Perfeito e um Ano Novo
repleto de vitórias!
Em quanto 2012 não chega aproveite o tempo que resta! =D
O blog "Ideias de Engenheiro" deseja a todos um Natal Perfeito e um Ano Novo
repleto de vitórias!
COP15 OU COPENHAGEN 2009
Depois do fracasso da reunião de Kyoto em 1997, onde estiveram presentes cerca de 10.000 participantes incluindo imprensa, representante de nações e observadores, participantes esses que presenciaram a aprovação do protocolo de Kyoto que determinava novas diretrizes para a redução no desmatamento e na emissão de gases que provocam o efeito estufa, mas que infelizmente não saiu do papel. E sem querer mencionar também sobre a ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Uma nova esperança surgia com a promessa de uma mudança na postura dos governos internacionais a COP 15 ou Copenhagen 2009.
Diante de inúmeras ameaças ao nosso planeta (aquecimento global, aumento do efeito estufa, aumento no nível do mar) e de soluções até agora pouco incentivadas (novas fontes de energia, praticas sustentáveis de manejo florestal, formas eficientes e sustentáveis de agricultura) a reunião de Copenhague, capital da Dinamarca, atraiu recentemente os olhares de todo o planeta e do próprio planeta sobre rumos que seriam traçados a fim de tentar corrigir erros e enganos do passado.
A alguns dias um de meus professores explicava o porque da frase “Há algo de podre no Reino da Dinamarca” enquanto resolvíamos algumas divertidas integrais, segundo ele,essa frase foi dita por Hamlet, personagem de Shakespeare,Hamlet tem a missão de se vingar de seu tio Claudio que alem de matar seu pai e usurpar o trono do reino da Dinamarca ainda se casará com sua mãe. Várias são as cenas, na que é uma das mais famosas peças de Shakespeare, que tratam de traição, vingança e desejo de poder. Por isso a expressão; tem algo podre, significa as TRAIÇOES e assassinatos que ocorrem na Dinamarca, na concepção de Shakespeare.
Mas já que estamos falando de Dinamarca, porque também não falar também em traição? Afinal o planeta foi traído pela ganância e pela ignorância dos governantes que não quiseram dar o braço a torcer e preferem viver menos e lucrar mais sem se preocupar com seus filhos, netos e gerações que virão e que encontrarão um planeta com ar, vegetação, água bem diferentes e escassas do que hoje, ontem e há 30 anos.
Porém parece que não só aqui no Brasil, como também no mundo todo, tudo que tem haver com política sempre acaba em pizza, e foi exatamente o que aconteceu. Depois de um dos piores governos já visto, sem falar nos descasos com o meio Ambiente do presidente Bush garoto propaganda das grandes e carismáticas; SHELL, TEXACO, General Motors. Obama, o queridinho da América e o que muitos pensavam ser o papai Noel de Copenhague, foi o que deu o ultima facada que fará o mundo agonizar por mais alguns anos sem um curativo que retarde o seu fim ao não ceder a nenhuma das propostas da conferência. E o Presidente Lula que de forma a surpreender-me (confesso, não gosto dele) arrancou centenas de aplausos ao dar o puxão de Orelha que muitos precisavam e até mesmo fazendo a ficha de governantes de pais Mega desenvolvidos cair, chegou comprometer-se, caso seja necessário, a tirar do bolso do Brasil, que já não tem nada mesmo, algum capital para ajudar os países mais pobres a diminuírem as emissões de gases. Pra quem achava que nesse Natal o Papai Noel seria diferente, um afro-descendente simpático, teve que se contentar com, quem diria, um barbudo que só faltou um dedinho pra ficar igual o Bom velhinho.
Édipo Lacerda
Estd. de Engenharia
Sei que sou apenas um mero estudante de Engenharia, nem é a civil, mas como bom defensor dessa ciência magnífica que é a Engenharia fico as vezes me questionando, porque estes Grandes profissionais não tem o mesmo reconhecimento que os da arquitetura? Pode parece inveja ou ciúmes, mas em duas perguntas você leitor desse blog vai entender em que idéia quero chegar. Primeira pergunta: Você sabe o nome do engenheiro responsável pelos projetos do Palácio do Alvorada, do Palácio do Planalto, do congresso Nacional, da Catedral Metropolitana de Brasília destas grandes obras que dão a beleza futurista a nossa capital e que fazem tanto sucesso aqui no Brasil e também em todo o mundo? Pois é, eu também não sabia...
Segunda Pergunta: você sabe o nome do Arquiteto responsável por essas mesmas obras? Aposto que o nome do quase bicentenário Oscar Niemeyer surgiu quase que instantaneamente na sua cabeça! Reconhecido internacionalmente como um dos maiores arquitetos do planeta, Oscar Niemeyer o homem que permeia os séculos ditando a arquitetura moderna no Brasil seria corretamente a resposta pensada por muitos. Mais e a resposta da Primeira pergunta você já sabe? Provavelmente você nunca ouviu falar nesse nome (não estou subestimando você). Poeta, contista, desenhista, engenheiro civil, professor universitário essas eram as ocupações de Joaquim Maria Moreira Cardozo, No site Wikipédia você lerá : Joaquim Cardozo começou a estudar engenharia em 1915, após abandonar o curso secundário no Ginásio Pernambucano. Formou-se quinze anos depois, por causa da morte do pai e das dificuldades econômicas que o levaram a trabalhar como topógrafo. Nesse período também prestou serviço militar. Posso ainda Acrescentar que Joaquim Cardozo foi o homem que deixou um legado inestimável a Engenharia ao ser o responsável por tornar viável todos os devaneios estéticos projetos Arquitetônicos do arquiteto celebridade Oscar Niemeyer.
Oscar Niemyer:
Joaquim Cardozo:
Este post não tem a mínima intenção de diminuir o mérito dos decoradores arquitetos (mesmo que o arquiteto sempre precise de um Engenheiro e o Engenheiro nem sempre precise de um Arquiteto), profissionais que contribuem de forma significativa para o avanço da civilização, mas sim refletir se o profissional da Engenharia tem o reconhecimento que de direito é tanto merecido. Afinal, alguém acha que o Niemeyer se preucupou se era possível ou viavel a construção de marcos tão complexos para a época que até hoje são desáfios para a compreenção de muitos profissionais?
Édipo Lacerda
Estd. de Engenharia
Mais sobre Joaquim cardozo: http://www.joaquimcardozo.com/
Imagens Fonte: wikipedia
O REI DOS ELOGIOS
GALEGO FALA YOUTUBE (Não, ele não está chamando o trem ruim)
Uma semana ESTROGONOFICAMENTE REPIS pra todos!!!
Olá!
De nome novo e metas definidas o Blog "Idéias de Engenheiro" começa a funcionar de vez!
Sei que prometi não trazer conteúdos massificastes, mas peço que de uma pequena atenção a esse texto que escrevi, quando meditava ( foi pedido na facu) sobre o destino que nós seres humanos traçamos para o futuro.
Acabou que gostei muito do texto e resolvi compartilhar aqui com vocês.
Desde o início das civilizações, o homem sempre buscou novas opções para realizar suas tarefas de forma mais prática e eficiente. As antigas civilizações são exemplos dessa busca na qual desenvolveram-se tecnologias que facilitassem a realização de suas tarefas, entre elas, o desenvolvimento da matemática, astronomia, construções, métodos de revezamento de terras para plantio a utilização da tração animal em plantações, como meio de transporte bem como outras atividades que exigiam esforço.
Até meados do século XVIII o ser humano vivia em plena harmonia com a natureza e o meio-ambiente, em geral, retirando dele o necessário para sua sobrevivência, pergunta-se então, o que ocorreu a partir deste século para que essa harmonia terminasse? A resposta pode ser encontrada facilmente em todas as partes. Carros, celulares, computadores, aparelhos domésticos entre tantos outros que são resultado de um processo de transformação tecnológica iniciado naquela época e que foi evoluindo até os dias atuais. Acompanhando essa evolução percebe-se também o crescimento do que até então não era questionado, como os índices de poluição, a emissão de gases tóxicos, a temperatura do planeta, o número de doenças respiratórias etc.
Sem perceber, ou sem se preocupar, a humanidade extraiu, degradou, destruiu significantemente o planeta. O avanço intenso da tecnologia permitiu que potências emergissem a esse custo, e somente agora começam a reconhecer as conseqüências dos seus atos. A natureza parece se voltar contra o homem, mas não é tarde para se redimir. A ciência procura agora trabalhar, não explorando discriminadamente a natureza, mas em parceria com ela, desenvolvendo novas tecnologias que possibilitem uma evolução responsável e ecologicamente correta. Tem sido incansável a procura por outros métodos e opções de subsistência, sem que assim seja necessária a exploração de bens naturais.
Novas Opções de geração de energia, Combustíveis ecológicos e outras áreas inovações tecnológicas, ainda enfrentam barreiras pelos poderosos da sociedade capitalista, apesar de ainda serem curtos os passos em busca de recuperação para o planeta que tanto pede por isso, mas ainda há esperança que o homem demonstre seu arrependimento e conseqüentemente consiga prolongar sua permanência nesse Organismo vivo chamado terra.
Édipo Lacerda
Est. de Engenharia
Olá visitante!
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua visita e tempo gasto na leitura desse por enquanto simples blog.
O blog surgiu da necessidade de um estudante de engenharia residente na região geoeconômica de Brasília, este mesmo que vos fala, Édipo Lacerda, expressar repassar e divulgar assuntos e novidades no mundo da engenharia, tecnologia e atualidades que constantemente encontra durante seus transtornos estudos diários. O nome "Idéias de Engenheiro" foi proposto pelo grande amigo estudante de Publicidade e Propaganda André Botelho (O Famoso Bob) que após horas de reflexão me ajudou pensando em um nome de fácil memorização e que não trouxesse a cara de muita seriedade ao blog o que não é o objetivo a ser alcançado.
O objetivo do Blog não será ser um blog de conteúdo massificaste e “nerdizado” voltado apenas para o público acadêmico - universitário, mais sim uma ponte que estenderá um elo desde aquele louco aluno que pretende cursar graduações na área das exatas até descontrair aquele que encontra o site por um acaso na internet. Unir Humor, política, atualidades, futebol e é claro as inovações tecnológicas presentes no mercado, serão os objetivos principais do blog que aceitará idéias, chingamentos
Por isso pretendo construir o Blog junto a você visitante que desde já o convido a ser um participante do ainda singelo público aquém dedicarei meus posts.
Letes GOL!