




quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Home - Nosso Planeta, Nossa Casa
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Cidade Colaborativa, Participe! #CidadeColaborativa
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
DIA 11 de Dezembro- Dia do Engenheiro e do Arquiteto
Olá a todos!
sábado, 11 de setembro de 2010
Piadinha Insana !

"Opa fala aê povo’ do Blog Idéias de Engenheiro, meu primeiro post “#quibom”...enfim estive meio ausente no blog ocupado com uns probleminhas e sem tempo de pensar em algo legal pra escrever aqui...obs: ainda continuo sem nada de legal pra escrever então um CTRL+C de uma piadinha aê!
Três amigos se encontram, durante um almoço….
– O que você está fazendo na vida, Iuri (ex-executivo da Pirelli)?
- Bem… Eu montei uma recauchutadora de pneus. Não tem aquela estrutura e organização que havia quando eu trabalhava na Pirelli, mas vai indo muito bem…
- E você, Ricardo (ex-gerente de vendas da Shell)?
- Eu montei um posto de gasolina. Evidentemente também não tenho: a estrutura e a organização do tempo que eu trabalhava na Shell, mas estou progredindo…
- E você Andre (ex-Engenheiro de uma grande empresa)?
- Eu montei um puteiro.
- Um puteiro???
- É, um puteiro! É claro que não é aquela zona toda de uma grande empresa, mas já ta dando algum lucro…
Segue o motivo.
O que é ser um Engenheiro :
1 – Você trabalha em horários estranhos (que nem as putas).
2 – Te pagam para fazer o cliente feliz (que nem as putas).
3 – Seu trabalho vai sempre além do expediente (que nem as putas).
4 – Você é mais produtivo à noite (que nem as putas)…
5 – Você é recompensado por realizar as idéias mais absurdas do cliente (que nem as putas).
6 – Seus amigos se distanciam de você e você só anda com outros iguais a Você (que nem as putas).
7 – Quando você vai ao encontro do cliente você precisa estar apresentável (que nem as putas), mas quando você volta parece que saiu do inferno (que nem as putas).
8 – O cliente sempre quer pagar menos e quer que você faça maravilhas (que nem as putas).
9 – Quando te perguntam em que você trabalha você tem dificuldade para explicar (que nem as putas).
10 – Se as coisas dão erradas é sempre culpa sua (que nem as putas).
11 – Todo dia você acorda e diz: NÃO VOU PASSAR O RESTO DOS MEUS DIAS FAZENDO ISSO (que nem as putas).
Então meu amigo se você não é Puta, provavelmente trabalha como Engenheiro …
O pior é que a gente gosta (que nem as putas)…
‘ Enfim ta ai a piadinha insana... a quase esqueci meu nome é Augusto Carvalho ‘
¬¬Putz aparece bem aqui em baixo...
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
O Corinthians salvou a Copa (Ministro do Esporte)
segunda-feira, 12 de julho de 2010
2014! Agora é Nossa Vez!
quinta-feira, 17 de junho de 2010
COPA 2010 - JABULANI OU JABURU?

Bem Amigos do Idéias de Engenheirooooooo!!!!
Fala Galera que acompanha o idéias, estive sumido por muito tempo eu sei, nunca estudei tanto na vida, mais enfim, as férias começam a chegar. Desde já peço desculpas pelo aparente abandono do Blog e para recompensá-los trouxe um assunto bastante polêmico nessa copa. Como vocês perceberam essa copa não está com a Bola toda, e se o assunto é bola, o assunto é JABULANI a nova bola da Adidas!
A imprensa levantou ainda no início desta copa dúvidas sobre a bola da copa, sobre seu peso, sua mudança de direção, dificuldade de domínio e etc. Como o blog é IDÉIAS, andei refletindo sobre alguns pontos interessantes sobre essa polêmica Bola, mais como além de Idéias,o Blog é idéias de Engenheiro vou tentar falar um pouco sobre a tal Jabulani desenvolvida com a mais alta tecnologia já empregada em uma bola (superando a cirurgia do Faustão!).
Você lembra quais foram os primeiros jogadores Brasileiros a criticar a tal bola? Robinho, o menino da vila Patrocinado pela sempre poderosa NIKE, o goleiro Júlio Cesar, também NIKE, o atacante Luiz Fabiano que mesmo sem muitos gols ainda tem o patrocínio Nike e por último e não menos importante Felipe Melo Patrocinado pela DIADORA. Em sua Opinião se você trabalhasse na Padaria do João você elogiaria a padaria do português ao lado? Acho que não né? Como a JABULANI tava lá na dela quietinha e desprezada na sala de imprensa da seleção um dos que ajudaram a criá-la, o queridinho das meninas e agora da bola, o atacante camisa 10 da seleção KAKA defendeu com unhas e dentes, deu beijinho e tudo na bola e disse que ela era perfeita e que os jogadores teriam apenas que se acostumar com a simpática bola, linda cena de amor ao Futebol e a bola correto? Não Amigo! Errado! O KAKA é ADIDAS até na marca de fio Dental (fio dental pros dentes ok?) um dos principais patrocinados da marca.
A dúvida é será a Bola realmente ruim? Já tem muito goleiro ai tomando frango, mais afirmar ao certo é impossível porque sempre um patrão irá falar mais alto!
(Apenas para interessados)
Conheça a JABULANI (Explicação da mudança de direção)

Desenvolvida pela ADIDAS especialmente para a copa de 2010 na África do Sul a Bola batizada de JABULANI, ou pelos jogadores de JABURU, PATRICINHA, A SOBRENATURAL, é sem duvidas a maior estrela da Copa. Diferentemente de outras bolas a JABULANI é feita pela primeira vez na historia de 8 gomos em 3d ao invés dos tradicionais gomos planos para dar a bola um formato esférico perfeito. Testada em câmaras de Vácuo ela foi feita para ter uma trajetória perfeita porem um ponto parece não ter sido levado muito em consideração, o ponto de Crise. Quando uma bola qualquer é lançada, cria-se uma pequena camada de ar sobre sua superfície, ar esse que em contato com a bola tem que contorná-la o que permite com que essa permaneça no ar. Numa bola comum cheia de imperfeições o ar consegue contorná-la entre as imperfeições da bola segurando e fazendo com que essa tenha uma direção não tão perfeita, porem de costume dos jogadores de futebol, na JABULANI a perfeição de sua confecção permite que o ar ao contorná-la siga reto e mantenha sua trajetória retilínea mais por enfrentar maior resistência do ar, tem seu ponto de crise mais cedo que as bolas comuns o que faz a bola variar sua direção drasticamente em sua trajetória e permitir os famosos e divertidos frangos da copa do mundo!
ATUALIZANDO
Alguns amigos meus que leram esse post não concordaram com a minha Explicação, isso mesmo alguém leu esse post!
Pra minha completa alegria saiu no “Central da Copa” neste domingo (20/06) exatamente, ou quase, a mesma idéia, que é claro que não tive sozinho, sobre a Bolinha =D
Édipo Lacerda
Estd de Engenharia
terça-feira, 20 de abril de 2010
Brasília, 50 ANOS e Gato por Lebre no GDF
Parabéns Brasília!
Tenho quase certeza que em abril de 1955 quando o então presidente da república Juscelino Kubitschek anunciou a construção da nova capital após a indagação de um eleitor e começou a propagar desde então em sua campanha o slogan; 50 anos em 5, ele não imaginava que 50 anos depois outro poderia ser dito sem nenhuma dor na consciência, o Slogan é 500 anos em 50 (com corpinho de 20 =)).
Bobagem? Quantos milhões de habitantes têm Brasília? Perdoem-me os historiadores com suas analises culturais, ou filósofos com estudos antropocêntricos ou lá quem mais for. Brasília evoluiu, exponencialmente ou não, esse crescimento não teve comparativo com nenhuma outra cidade Brasileira, Brasília tem Cultura sim! Nem que essa cultura seja um conjunto de culturas diversas adquiridas com quem veio pra cá para ajudar a construí-la. Brasília tem sua identidade, Afinal a capital do rock e também do choro, não são esses alguns dos títulos consagrados a Brasília?
Não me importa se a divida da construção foi absurda, se a inflação subiu, ou se o país quase faliu (não me importa mesmo, se não fosse assim meus pais não haviam se conhecido e portando eu não estaria aqui postando esse tanto de besteiras impensadas). Brasília não é só uma cidade é um pedaço do Brasil em cada detalhe.
GATO POR LEBRE
Como nem tudo são flores, os escândalos políticos em Brasília tem sido cada dia mais evidentes. Como eu queria não ter que digitar essas linhas finais e ficar tudo bonito como tava mas, o nome do Novo Governador, eleito por eleição indireta, Rogério Rosso não anda muito bem na fita, afinal se eles iam distribuir “panetones” no natal e eu não ganhei o meu tem algo errado por ai. Em quanto o mês de Eleições não chega, o Novo governador já fez uma mudança importante que a população tanto necessitava, Veja:
É pelo jeito não só a “forma” da logo vai ser a mesma. ¬¬
Édipo Lacerda
Estd de Engenharia
sexta-feira, 9 de abril de 2010
De Girino a Jerico(Girico)
...???...Não venham me ofender usando suas carapaças.
E..."Girico" não tem vida, tem livro e calculadora. Agora tem Blog. Se fosse biólogo era girino gay, se vai ser engenheiro é porque ama as blogueiras!
sábado, 27 de março de 2010
10 de Abril - DIA DA ENGENHARIA
Olá amigos do blog!
Estou aqui para pedir desculpas pela falta de postagens do Blog. Às vezes não tenho tempo nem pra mim mesmo. As duas maiores companhias que tenho são minha calculadora e uma pilha de livros..
(Perai, vou apagar a luz da sala! Hora do Planeta! \o/)
Minha suposta falta de tempo não significa que vou abandonar o blog que por enquanto vai contar com a ajudar de alguns futuros engenheiros. Juntos pensando em novas idéias para o “idéias de Engenheiro” (trocadilho a parte) que breve estará cheio de com algumas novidades! =D
Não percam por esperar!
E é claro parabéns para todos dessa Área magnífica da Engenharia! Nosso dia está chegando!
Mais um papel de Parede pra galera que pediu!
FELIZ ENGENHARIA! ¿:S?
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Faltam Engenheiros
Até agora falei muito em meio ambiente, preservação e sustentabilidade, mas pouco falei sobre a profissão Engenheiro e dos ramos de atuação dessa ciência tão complexa e fantástica que é a Engenharia.
Nesse post falarei , ou melhor, repassarei uma notícia, sobre a demanda de vagas para engenheiros que não é preenchida por falta de profissionais. Então se, eu disse só se, você desmontava aqueles brinquedos ganhados no natal antes mesmo do ano Novo pra saber o que tinha dentro ou pra consertar um defeito que apenas você via, gosta de matemática, física, não tem vida social e gosta de estudar, tá esperando o que pra que da próxima inscreva-se no vestibular para Área de Engenharia?
No dia 13 de dezembro de 2009, saiu no jornal “Correio Braziliense” um pequeno texto na Coluna “Brasília-Df” do jornalista, com curso Superior, Luiz Carlos Azevedo, que fala que se você se formar na área da engenharia provavelmente não irá passar fome, da falta de Engenheiros no mercado e da grande demanda de vagas. =D
Confira:
Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz
luizazedo.df@dabr.com.br
Faltam Engenheiros
Nos 589 cursos autorizados pelo Ministério da Educação entre julho de 2008 e agosto de 2009, só 13% eram de engenharia. Entre os 283 cursos ofertados pelas 12 novas federais, só 52 são da área. “Faltam profissionais, o alto custo para a criação de laboratórios inibe instituições privadas, que preferem se dedicar a áreas mais simples ou a cursos que têm alto custo, mas rendem mensalidades mais caras”, adverte o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que é engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo. Engenharia é uma das poucas áreas do ensino superior em que a distribuição de vagas é quase meio a meio entre públicas e particulares. Na soma geral, 75% das graduações estão na mão de faculdades privadas.
>>>
Hoje, os cursos de engenharia no país oferecem pouco menos de 120 mil vagas, 4% de todas as cadeiras no ensino superior do Brasil. Na China, eles somam 40%. Na Coreia do Sul, 26% dos formandos são engenheiros. No Japão, 19,7%. O México, país com indicadores semelhantes aos brasileiros, hoje tem 14,3% de formandos na área. O parlamentar lembra que, no Brasil, um em cada quatro engenheiros se forma em cursos inadequados, pois 6,3 mil dos 24,9 mil formandos frequentam cursos com notas 1 e 2 na avaliação federal, as mais baixas na escala de qualidade.
Crescimento
O Brasil já foi palco de grandes obras de infraestrutura, como a Ponte Rio-Niterói e o metrô; a prospecção de petróleo em águas profundas; a construção de hidrelétricas, como Itaipu; inovações na indústria mecânica pesada, metalúrgica, na engenharia aeronáutica e de informática, que nos garantiram um salto de competitividade; assim como na produção de commodities agrícolas. Com o longo ciclo de estagnação da economia nas décadas de 80 e 90, segundo Jardim, a formação de engenheiros virou mais um gargalo para o desenvolvimento. “É uma tragédia anunciada. A engenharia sempre esteve ligada à produção e ao Estado indutor de grandes projetos”, lamenta Jardim.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
INTERNACIONALIZAÇÃO DO MUNDO
Antes de começar o meu ano letivo definitivamente, nada como organizar a caixa de emails... E após passar 3 dias para conseguir apagar exatos 2237 email que abarrotavam minha caixa de entrada desde o século passado, finalmente resolvi deixar aqui meu primeiro post de 2010. Em meio a inúmeros emails, um me chamou bastante atenção um que falava sobre o tema "internacionalização do Mundo". Antes de resolver compartilhar aqui, pesquisei a veracidade dos fatos e pra minha supressa o artigo é verdadeiro. se você já leu não custa nada conferir! =D
por Cristovam Buarque*
Durante debate em uma Universidade, nos Estados Unidos, fui questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Foi a primeira vez que um debatedor determinou a ótica humanista como o ponto de partida para uma resposta minha.
De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
Respondi que, como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, podia imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade.
Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Os ricos do mundo, no direito de queimar esse imenso patrimônio da Humanidade.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante o encontro em que recebi a pergunta, as Nações Unidas reuniam o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu disse que Nova York, como sede das Nações Unidas, deveria ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza especifica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o pais onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa.
(*) Cristovam Buarque, 59, doutor em economia, é ministro da Educação. Foi reitor da UnB (1985-89) e governador do Distrito Federal (1995-98).
Versão em vídeo que achei no youtube: